Londrina tem uma excelente qualidade de vida também porque se preocupa em harmonizar desenvolvimento com meio ambiente

A Secretaria Municipal do Ambiente promoveu, na Gestão 2013/2016, o programa Bandeira Verde, com objetivo de recuperar e ampliar a massa verde de Londrina, criando uma cobertura arbórea consistente para minimizar efeitos do crescimento e desenvolvimento da cidade.

O programa agregou uma séries de ações para criar, junto à população, ideias de preservação e consciência ambiental e boas práticas no cotidiano que vão desde o descarte consciente de produtos ao incentivo ao uso de Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para pequenos geradores; além de plantio de 40.600 mudas de árvores nos bairros, entre outras.

Uma das principais ações do Bandeira Verde foi a lei que instituiu o Proverde, o Programa Municipal de Incentivo ao Verde, que veio apoiar e incentivar propostas e projetos ambientais ligados à conservação do meio ambiente e adoção de tecnologias e boas práticas ambientais.

O Proverde prevê a destinação de recursos voltados ao financiamento de projetos ambientais ou compartilhamento de recursos humanos, materiais e de infraestrutura, apresentados por cidadãos, empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Podem ser inscritos, por exemplo, projetos nas áreas de compensação de emissão de carbono, de reciclagem, de plantio de árvores, recomposição de fundos de vale e outras propostas que estejam de acordo com a política municipal do meio ambiente. O recurso para a viabilização provém do Fundo Municipal do Meio Ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *